Blog

Mais de 8,6 milhões de mulheres perderam seus postos de trabalho



Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE, apontam que uma parcela expressiva das mulheres foi empurrada para fora do mercado de trabalho durante a pandemia da Covid-19. Não é surpresa que o mercado de trabalho sofre uma grande transformação devido à crise sanitária, contudo, os dados reforçam que, após um ano, o público feminino é o que mais sente esses reflexos negativos.

De acordo com o estudo, mais de 504 mil mulheres amargaram o desemprego e 2,7 milhões perderam postos de trabalho informais, perfazendo 8,6 milhões de cidadãs a menos na força de trabalho nacional. Esse cenário coloca um desafio para gestores e gestoras que têm o compromisso de manter a diversidade: adotar posturas e práticas que contribuam para a permanência dessas profissionais no mercado. Para a Organização Internacional do Trabalho, o principal fator para essa diferença de vulnerabilidade de emprego por gênero é a responsabilidade das tarefas de casa e da maternidade que, antes da pandemia, já eram três vezes maiores para as mulheres.

Ainda é difícil prever os efeitos que tamanha desigualdade pode ter na economia a longo prazo, mas as perspectivas não são boas. O indicado é que as empresas comecem a reverter a situação o mais breve possível. Analisando a situação atual, a ONU - Organização das Nações Unidas já traçou um plano que pode ser aplicado no mercado de trabalho. Os especialistas indicam, por exemplo, ampliar estratégias de ajuda nos cuidados com os filhos em lugares onde escolas e creches estiverem fechadas; manter programas de alimentação escolar, adaptando-os à modalidade de delivery; garantir o acesso a água e higiene para mulheres em situação vulnerável e promover programas de auxílio em dinheiro para aquelas que são chefes de família.

Sua empresa precisa de um auxílio nesse sentido? Aqui na Winner Recursos Humanos sabemos que os desafios do mercado de trabalho são enormes atualmente, mas engajamos nossos clientes a desenvolverem oportunidades igualitárias e colaboramos com soluções que impulsionam o crescimento de carreiras femininas. Conte conosco!






Voltar